RH Business Partner

A Cempre Consultoria está promovendo o Curso RH Business Partner do RH Tradicional ao RH Parceiro de Negócios.

Este curso é voltado para profissionais da área de RH e tem como objetivo promover uma visão estratégica à equipe de RH com entendimento do negócio através do GRD – Gerenciamento da Rotina Diária e aplicação de ferramentas de gestão, como SWOT, BSC, PDCA, dentre outros.  Aplicaremos a ferramenta DISC para desenvolvimento de competências do Profissional RH Business Partner.

Programa detalhado:

 1. Cenário atual, transformações e tendências da Gestão de Pessoas

  • Apresentar as principais demandas em gestão de pessoas nas organizações: o que pessoas e empresas esperam do RH
  • A evolução do RH: do RH Tradicional ao RH Business Partner
  • Paradigmas que regem a gestão de pessoas

2. Ferramentas de gestão para a implantação do modelo RH BP: SWOT, BSC, PDCA e outras

  • Aprender a usar a ferramenta SWOT e como aplicar na empresa, no RH e na área onde atua o BP
  • Conhecer a metodologia BSC como suporte ao desdobramento e execução da estratégia na atuação do Parceiro de Negócios
  • Utilizando o Método de Análise e Solução de Problemas – PDCA e as suas principais ferramentas de controle estatístico de apoio: Gráfico de Pareto, Série Temporal, Diagrama de Ishikawa, 5W2H

3. Entendendo o Negócio através do GRD – Gerenciamento da Rotina Diária

  • Abordar sobre o sistema de Gerenciamento da Rotina Diária
  • Realizar a Descrição do Negócio de atuação do BP
  • Identificar os elementos do GRD: Fornecedores, Insumos, Produtos e Clientes

4. Porque Parceiro Estratégico e não Consultor Interno?

  • O profissional RH Business Partner X Consultor Interno de RH: aderências e divergências de perfil e de atuação

5. Competências do Profissional RH Business Partner

  • Responsabilidades do BP
  • Definição de competências essenciais, diferenciadas e básicas
  • Utilizar o perfil pessoal DISC, identificando o perfil do BP e correlacionando com a arquitetura do perfil Parceiro de Negócio
  • Identificar gaps na gestão do BP

6. Plano de autodesenvolvimento

  • Desenvolver contramedidas para o autodesenvolvimento a partir dos gaps avaliados na correlação: Perfil Pessoal X Perfil do BP

7. Sponsorship – ações e apoio

  • Reconhecer os patrocinadores do modelo RH BP
  • Gerar relações de contrato

8. Indicadores de performance de RH

  • Entender a estrutura que compõe os indicadores estabelecidos na organização
  • Os indicadores estabelecidos atendem aos requisitos de: clareza, memória de cálculo, meta, dono, período de apuração, histórico?
  • Papel do Parceiro de Negócio na reflexão sobre a real eficácia dos indicadores para os resultados

9. Trabalhando as resistências dos clientes

  • Abordar o novo papel dos gestores das áreas de atuação do BP
  • Trabalhar a arte de influenciar
  • Aprender a usar ferramentas para trabalhar as resistências dos clientes internos