Artigos

DEPARTAMENTOS DE RH CORREM PARA SE ADEQUAR AO ESOCIAL

O eSocial, sistema de coleta e envio de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais desenvolvido pelo governo federal como parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), segue sem data definida para o início da adoção obrigatória. Apesar disso, departamentos de recursos humanos das empresas – área mais impactada pelo novo sistema, segundo especialistas – já se movimentam para fazer o dever de casa e se preparar para a temida nova realidade…

CONTINUAR

 

Carf mantém programa de PLR que não detalha metas

Uma decisão recente da esfera administrativa cancelou auto de infração contra o programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de uma petroleira que não trazia detalhes das metas a serem atingidas. A companhia temia que informações sigilosas de mercado vazassem por meio de representantes de outras companhias no sindicato dos trabalhadores…

CONTINUAR

 

Práticas gerenciais e produtividade

Já é consenso que o principal desafio do Brasil é aumentar a sua produtividade. Em um artigo anterior argumentei que, além dos aspectos sistêmicos já amplamente discutidos, há muito o que fazer no nível de firma. Em particular, estudos têm revelado não apenas que a produtividade das empresas difere muito dentro do mesmo setor, como também cerca de 25% dessa heterogeneidade decorre de diferenças de práticas gerenciais adotadas…

CONTINUAR

 

Anúncio por abandono de emprego gera dano moral

Um costume antigo utilizado por empresas de publicar anúncios em jornais convocando o empregado que tem faltado ao trabalho para que retorne, sob pena de abandono de emprego, tem gerado condenações por danos morais na Justiça do Trabalho. A prática que até a pouco tempo era considerada usual para demitir o funcionário por justa causa, costuma gerar indenizações que giram em torno de R$ 2 mil a R$ 5 mil…

CONTINUAR